Viva os defeitos!

Ou sobre o quanto é desumano não ser humano.

“Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”

[Clarice Lispector]

As pessoas vivem querendo mudar as outras. Será que alguém, além de mim, já notou isso? As pessoas estão sempre falando que fulana é muito estourada e sicrana é muito preguiçosa e tal. Mas ninguém, ninguém, pensa que talvez sem aqueles defeitos a pessoa não seja a pessoa que ela é. Não pense que os defeitos não são uma parte da nossa personalidade, por quê eles são. Por quê um ser humano não se faz apenas de qualidades. Não somos deuses, não somos heróis de romances água-com-açúcar e não somos princesas de contos de fadas. Somos humanos, no melhor e no pior sentido da palavra.

Somos capazes dos atos mais lindos, como morrer por uma causa bonita ou dar o ombro para um amigo chorar. Mas podemos ser estressadinhos e grosseiros. Mal-humorados, sarcásticos, preguiçosos. Dramáticos, espalhafatosos, carentes… A pergunta é: E DAÍ?

E daí que nós não somos perfeitos? Alguém aqui quer ser? Qual seria a graça se todo mundo fosse tão legal como todos nós achamos que deveríamos ser? Ninguém se xingaria, ninguém riria das desgraças alheias, ninguém riria de si próprio. Ninguém discutiria, ninguém faria as pazes. Ninguém erraria, portanto ninguém se perdoaria também. Enfim, ninguém se lambuzaria de sorvete, ninguém teria uma amiga louca que apronta todas e depois vem contar pra você. Ninguém seria uma amiga louca. Ninguém seria especial.

Para quê tentar mudar as pessoas? Por quê não deixar elas viverem em paz com o que elas tem de melhor e de pior? Afinal, todos temos defeitos. Todos estamos inevitavelmente errados. Não podemos apontar ninguém. Então aprendamos a conviver, em vez que querer que os outros tornem-se meros clones nossos. Até por quê, CONVENHAMOS, não somos flor que se cheire!

  • Quando falei de defeitos, não incluí falhas de caráter como, por exemplo, alguém que mata/rouba/maltrata outro alguém. Isso está acima de meros defeitos. E isso NÃO SE ACEITA!
  • Gente, criei o blog para o e-book que estou escrevendo. O link está aqui. Quem puder, dá uma passadinha!
  • Fechei as inscrições pro VDI. Semana que vem devemos estar pondo tudo no ar! Não esqueçam de dar uma passadinha lá!

Meme que vi no Loading10Percent e tive vontade de fazer:

4 empregos que já tive:
Vagabunda
Assumida
Sustentada pelos
Pais.

4 filmes que assisto sempre que passam:
- O Diário da Princesa.
- Edward Mãos de Tesoura.
- Amor Além da Vida.
- As Patricinhas de Bervely Hills.

4 lugares onde já morei:
- Casa da minha avó paterna.
- Rua do Peixoto.
- Candeias.
- Prédio ao lado do prédio da minha avó.

4 programas de TV que eu gosto:
- 15 minutos.
- Top-top.
- Pimp My Ride.
- MADE.

4 pessoas que me mandam e-mail regularmente:
- Weslley.
- A lista de amigos de Weslley.
- Orkut.
- Editora Abril.

4 coisas que faço todo dia sem falta:
- Ouvir música.
- Navegar na internet.
- Sentir saudade do meu amor.
- Ler alguma coisa.

4 comidas favoritas:
- Lasanha.
- Nhoque com molho de tomate.
- Pizza.
- Sorvete.

4 lugares que eu gostaria de conhecer:
- França
- Grécia
- Londres
- Itália.

20 thoughts on “Viva os defeitos!

  1. Acho que é meio natural do ser humano querer mudar o outro, criticá-lo por algum defeito. A minoria das pessoas elogia ao outro, apontar o dedo e reclamar é bem mais fácil, infelizmente.

    =*

  2. nada é fácil e nem perfeito.
    como diz a música de catch side *-*

    nada teria graça se tudo fosse tão perfeito!
    já imaginou, todo mundo tirando 10 nas provas?!
    nem iria dar para você falar:
    – tirei 10 e tu nem tirou, HAHA’

    ô coisa :B

  3. Confesso que reclamo bastante dos defeitos de algumas pessoas. Às vezes nem tanto pelo simples prazer ridículo que todo ser humano tem de falar da vida alheia, mas sim como um desabafo.
    Mas é interessante olhar por este outro lado. O lado do mau hábito que temos de querer moldar as pessoas da forma como queremos que elas sejam, e como isso é errado. Como cada detalhe de cada pessoa é importante não só para ela, mas para nós também. É não saber olhar além das próprias vontades 😉

    E a frase da Lispector é fantástica, assim como tudo que ela escreve.

    Bjoos
    ;*

  4. SEMPRE posts ótimos, né Mandy? Mas realmente acho que os nossos defeitos fazem a gente ser quem realmente somos. Eu, por exemplo, tenho mania de ser muito irônica e debochada (6) com tudo e com todos, e tinha umas pessoas que reclamavam e tal. Um dia eu resolvi parar com meus comentários dispensáveis e adivinha! A amiga que me falou que não gostava das minhas piadinhas disse que eu andava sem graça, que ela sentia falta dos meus comentários maldosos sobre as coisas! AHUISHOAUISHOASUI acho que pra tud tem que ter limite, mas se todos fossem perfeitos seria MUITO chato.
    Querida, queria te agradecer MUITO pelo comentário que você fez sobre o meu texto, ainda mais porque veio de uma pessoa que eu admiro muito 🙂 Fiquei toda inchada de orgulho, sérião. E sobre aparecer em uma coluna, eu não entendi direito, mas por mim pode sim (:
    Beijão!

  5. concordo contigo, as pessoas gostam mtu de apontar os defeitos dos outros e nao olham pro proprio umbigo. fora as q ja entram num relacionamento ou amizade contigo pensando em pontos a te “consertar” como se fosse a reforma de uma casa ou algo do tipo.
    ;*

  6. Oie! Td bom?
    Primeira vez aqui! Adorei! Muito lindo… =p

    Ninguém merece essas pessoas! Poxa vida, dexa os outros viverem suas vidas como eles são, com seus defeitos e qualidades!
    Cara, tem defeitos q são muitos bons e que acabam dando caracteristicas, personalidade a pessoa!
    O pior defeito é aquele que se acha perfeito.

    Adorei passar aqui!
    Bjuss e até +!

  7. Nossa…
    O mundo seria um saco se todos fossem prefeitos
    Eu q nao iria querer viver aqui ¬¬’

    Eu sou cheio de defeitos, sei disse e gosto muito pq eles me fazem a pessoa doida q eu sou ^^
    Mas eu falo dos defeitos dos outros. Mas eu nunca tentei mudar as pessoas, se elas querem mudar elas q mudem sozinhas -_-”

  8. AMO essa frase da Clarice Lispector. Aliás, ela é demais, né?
    Eu também não entendo essa mania que as pessoas têm de querer mudar os outros, custe o que custar. Se as pessoas não ligassem pra isso, várias discussões eraim evitadas.
    Mas é bastante difícil não criticar quem a gente gosta. No fundo a gente sempre espera que pode melhorar alguma coisa, né? Vai entender… faz parte da nossa natureza.
    Beijos

  9. Se tem uma coisa que eu costumo dizer é que “O charme das pessoas são so defeitos”. Já pensou um namorado perfeito? NUnca brigar pra depois nunca ter uma reconciliação calorosa? Meldels tou longe! Quero treta, quero apontar defeitos, quero ter sempre algo para melhorar em mim e nos outros. Viva aos defeitos de fabricação!

  10. Cara, concordo plenamente ctg. Todos temos defeitos mas parece que é difícil pra alguns aceitar isso, tem algumas pessoas que ficam o tempo inteiro reclamando e querendo mudar a outra mas num é assim, não existe isso. Tem que aprender a aceitar como os outros são e se não gostar dela parte pra outra, mas eu acho que todos nós temos que está abertos para conselhos pq as vezes estamos errados e mudarmos pra melhor é uma boa coisa mas claro que temos que aceitar os conselhos dos outros mas sem abandonar nossa opinião.
    Beijo :*

  11. Eu acho que os defeitos que mais nos incomodam nos outros são os nossos próprios. Tipos, eu odeio gente mal-educada e pentelha, sendo que eu sou exatamente assim! Eu vi em algum lugar que a gente gosta das pessoas pelas suas qualidades, mas as ama pelos seus defeitos. Achei isso tão lindo e adequado! Os defeitos são características mais únicas do que aparência. Oh, to me sentindo emuxa comentando isso. Mas verdadeiros amigos são aqueles que você conhece os defeitos e os ama exatamente por isso!

    P.S.: Sim, você escreve mesmo muito bem! =D

  12. ^^
    Obrigada pelo seu comentário! Apreciadíssimo! 😉
    (…)
    Humrum, com certeza essa vontade, desejo de outras pessoas mudarem outras pessoas parece que é até um objetivo de vida aqui na Terra. Os pais por exemplo, é o exemplo mais próximo de vontade de mudar as pessoas, no caso, os filhos.
    O filho é estressado, incompreensível, desatento, bagunceiro, atrevido e etc. Meu filho deveria ser igual ao filho da fulana, do siclano e bla bla bla.
    Sempre aquele lance de mudanças e comparações. Nada, nunca é bom o suficiente.
    O mesmo acontece no caso de namorados(as), funcionários, etc.
    Acho que é mais uma questão de defeito das pessoas, na minha opinião e não peço para elas mudarem porque seria o mesmo de eu estar me colocando no lugar delas, sempre querendo mudar, entende?
    Se gostam de comparar as pessoas ou modificá-las, que seja, são assim e é uma questão de tempo para lidarem ou abrirem os olhos para o que faz bem ou não pra elas…

    Beijos!

  13. disse tudo no post 😀
    e isso vai soar meio clichê, mas o bonito MESMO, é conviver com as diferenças..
    já pensou se fôssemos todos iguais e sem defeitos? noossa, não teria graça.

    lindo blog ;*

  14. Isso é normal. O que mais me irrita é as pessoas não entenderem que nossos erros, defeitos e tal, SEMPRE, mas sempre mesmo, nos fazem sofrer as consequências, e aprender com eles. Se não aprendermos, azar o nosso. E quem disse que é problema deles isso? Mas o pior, é que eles não se tocam!
    Fazer o q, né?

    :*

  15. Eu concordo com você. Imagine só se o mundo inteiro fosse perfeito! Não teria a mínima graça. E são justamente os defeitos que nos mostram que realmente gostamos de alguém. Aceitar os defeitos de uma outra pessoa é realmente uma prova de amor 😀
    hahahahaha
    beeeijos!

  16. É porque é difícil aceitar o outro com todos os seus defeitos, embora sempre queiramos que os outros aceitem os nossos sem questionar…
    Tô de volta sim… Aos poucos, ainda tenho muita coisa para ver, mas estou voltando…
    Quanto ao publicar o post, você mexe na data dele na direita. Programa a data e a hora e publica, que ele vai ao ar só naquela data e hora que você programou.
    Bjitos!

Deixe uma Resposta

