Genética do Sistema Sanguíneo Escolar.

Ou o que a gente faz para ensinar genética para uma amiga.

Eu realmente tento. Eu tento não ensinar nada a ninguém. Juro! Acredite, não ganho porcaria nenhuma com isso. A não ser, é claro, aumentar ainda mais minha fama de NERD, CDF, O ESCAMBAU-A-QUATRO. Mas entendam, não é simplesmente FÁCIL negar ajuda a alguém. Principalmente se esse alguém é uma amiga sua. E ainda mais se você gosta muito dessa sua amiga. E ainda mais ainda se você sabe que tem, pelo menos, um poder mínimo de mudar a situação boletinesca de sua amiga.

Então, no fim das contas, terminei por ensinar genética à minha amiga. Mais exatamente um caso de POLIALELIA, o sistema ABO. Não que tenha sido um sacrifício: amo falar sobre sangue. Não gosto de ver nem nada, mas se tem um assunto de biologia que manjo é esse.

– Então é o seguinte: O tipo sanguíneo A tem antígeno A e anticorpo Anti-B.
– Hã?
– O antígeno A é como se fosse uma proteína que há na hemácia do sangue tipo A, que só quem é A tem. E, como o sangue é A, o anticorpo tem que ser anti-B. Se for anti-A, lasca tudo né?
– Sorry?

Respira fundo. O QUE É QUE EU VOU FAZER?

– Ok. Vamos tentar algo mais lógico. O antígeno é como se fosse a personalidade do sangue ok? Vamos imaginar: Eu sou NERD. Isso é o que eu sou e não dá pra mudar certo?
– É, isso é mesmo.
– Sem gracinhas, please. Enfim. Quem é NERD, normalmente, não quer confraternizar com bagunceiros chatos que atrapalham suas aulas prediletas, correcto?
– Uhum..!
– Não faça cara de riso.
– Mas eu não estou fazendo.
– Está sim. Então. Quem é NERD vai ter o antígeno NERD e vai ter um anticorpo Anti-BAGUNCEIRO, para evitar que sua natureza régia se junte a daqueles…hã…a daqueles!
– HAHAHAHAHAHAHAHA!
– Quer parar? Presta atenção! Então do mesmo jeito se comporta o sangue. O A tem antígeno A e anticorpo Anti-B. O B tem antígeno B e anticorpo Anti-A.
– Uhum.
– Cê tá entendendo?
– Estou sim!
– Hmm. Então tá. Tipo, o AB tem os dois antígenos.
– Seria um bagunceiro inteligente?
– Uma raça em extinção, mas sim. Ei! Você está pegando o jeito da coisa!
– É!
– É, mas o AB não tem anticorpo nenhum. Por isso um bagunceiro inteligente pode se misturar com qualquer um dos dois tipos, sem sofrer problemas.
– Ah!
– Já o O não tem nenhum antígeno.
– Quem é esse então?
– Aquele dodói que senta no fundão. Caladão. Turista.
– Ahh.
– Ele não tem nenhum antígeno mas tem os dois tipos de anticorpos.
– Ele não se mistura com nenhum?
– Não!
– Ahhh!

.
.
.

Se minha mãe ler esse post vai me obrigar, de vez, a ser professora. ARGH!

11 thoughts on “Genética do Sistema Sanguíneo Escolar.

  1. Eu não tenho mais biologia por causa do técnico, mas seu post me fez lembrar como eu amava essa matéria!
    Ainda mais meu antigo professor, alto, simpático, inteligente, agradavel… ok, parei.

    #equejádeubolapramimbeijos!

  2. Na boa, muito obrigada.! Você acabou de me fazer entender uma matéria que eu detesto e que meu professor não conseguia fazer entrar na minha cabeça.! Você têm um dom.! hsauhsausau
    Quero uma amiga que saiba me explicar as coisas assim.! Sempre que eu peço pra alguém é pior do que se eu estudasse sozinha. ><‘
    hsauashsa

    Bom, amei o post. Se eu tirar uma nota mais alta em biologia por isso, eu te pago um sorvete.! õ/

    Beeijos.

  3. amei amei amei demais sua analogia, dona Amanda, ri absurdos.
    e eu estudei isso o ano passado e também fazia seções de estudos com minhas amigas, mas quem ensinava era mamãe, já que ela tipo, trabalha com isso 24h
    beijos meu bem.

  4. antes de mais nada, eu acho q nunca terei problemas com essa materia. vc realmente é uma otima professora… e a sua amiga é engraçada =D
    *faz festa pq aprendeu materia adiantada de biologia*

    otra coisa é q eu tenho a mesma fama q vc… só q com matematica. e qndo eu me empolgo então? haha! ninguem me aguenta, mas ensino todo mundo ^^

    a gente tem o dom, menina. de salvar boletins e provocar risos. e ainda somos nerds! quer coisa melhor! xP

    bjuxxx

  5. Eu não sei dar aulas ,eu falo rápido demais e ai a pessoa não entende.Então ,eu só gosto de estudar em grupo para revisar ,nada de dar aulas e nem de aprender ,prefiro um teacher.Huehauahaueaea.
    Bio é legal ,depende ,vai.hahahaha
    Mas você é boa pra dar aulas ,se eu fosse vc cobrava ,eeeeeeeeee.:X

    Sorte ,bjos!!!

  6. Odeioo biologia, mas é uma coencidência pq tbm manjo nesse assunto, acho super interessante ;D
    E adorei o jeito de explicar a coisa, parece meu professor de álgebra que fica comparando as coisas de matemática com coisas engraçadas e a gente nunca esquece xD
    Iria dar uma ótima professora.. ahsudhasuhdau 😉
    beijão ;*

  7. Eu amo genética tbm 😀
    e não necessariamente eu acho que explicar matéria para uma amiga é coisa de nerd.
    Mas o miga complicadinha né, não entende uma coisinha, aí complica né 😛
    IUHAUIHAIUH
    :* lindo blog 😉

Deixe uma Resposta

