Uma via de duas mãos.

O conhecimento é uma coisa incrível e as pessoas que conseguem passá-lo adiante deviam ser tratadas com, no mínimo, algum respeito. Mas aí vem um porém: todos os professores preenchem os requisitos de passadores de conhecimento? Alguns ditos educadores simplesmente não têm uma postura decente dentro das salas, parecendo não saber nada sobre pedagogia e como agir com o corpo estudantil. Tratam os alunos com desdém ou com exagerada intimidade e ambos os modos de agir podem trazer problemas de relacionamento. Não que os alunos não sejam, muitas vezes, problemáticos. Mas a verdade é que, na maioria das vezes, os professores não sabem agir com o alunado. E, obviamente, professores mal-treinados só resultarão em um alunado sem noção, que acha que tudo é resolvido na violência. Creio que, se os professores – que supostamente foram treinados – não sabem segurar seus ímpetos selvagens, não se pode pedir isso de adolescentes cheios de hormônios. Sempre acreditei na máxima Quem quer respeito, dá respeito. E ela vale no relacionamento professor-aluno.

Pauta para o Tudo De Blog: Mais respeito aos professores?



Friends.

“Esses blogs são extremamente charmosos. Esses blogueiros têm o objetivo de achar e serem amigos. Eles não estão interessados em se auto promover. Nossa esperança é que quando os laços desse troféu são cortados ainda mais amizades sejam propagadas. Entregue esse troféu para oito blogueiros que devem escolher oito outros blogueiros e incluir esse texto junto com seu troféu!”

Obrigada por me indicar, Anna!
Indico Cynthia, Carol, Luísa, Mariana, Luize, Ana Carolina.
Ficaram 6, mas ninguém sabe, ninguém viu. Né Anna?

Anúncios

8 thoughts on “Uma via de duas mãos.

  1. Os dois lados precisam respeitar, e como quando o aluno não respeita ele é levado para a coordenação e até a direção, o professor também deve ter seu puxão de orelha ou até em demissão se o caso persistir, professor não é apenas para dar o assunto é para educar se ele falta o respeito o que esperar dos seus alunos?
    Ano passado meu professor de história foi demitido não só por ter desrespeitado alunos diversas vezes, como também não deu todo o assunto e ele achava que só ele era o correto, imaginem a felicidade de metade do colégio nesse ano?! 😈

    Você escreve tão bem.. vai ser uma ótima jornalista 😉
    Beeijão ;*

  2. A verdade é que houve uma perda do respeito dos dois lados. Ninguém se respeita e vira essa porcaria que está hoje. Mas quer saber? Ainda acho que a culpa é principalmente dos pais que não educam e acham que é tarefa dos professores impôr limites aos seis diletos pimpolhos! É duro, mas ninguém assume o erro. E assim vamos seguindo…

    P.S.: SELINHO!!!!!!! YAY! Que amoção!

  3. heeeey, sumida, como vai? 😀

    Bom, eu sempre digo: ensinar é um dom.
    Há muitos professores por aí que ensinam só porque não lhes apareceu nenhuma oportunidade melhor… fazer o quê, né?
    Mas mesmo assim, isso não dá o direito de desrespeitar essas pessoas, que mesmo não se importando, estão fazendo bem prá sociedade. [bom, sabemos que não é SEMPRE assim … oO mas tá valendo o/]

    beijão!

  4. Sim, Mandy, respeito atrai respeito, mas acho que menos se os professores tiverem a pior atitude possível dentro de sala, os alunos ainda o devem respeito. Por que imagina se em tudo na vida, quando as pessoas ultrapassarem o limite, nós resolvamos ultrapassar também? Viraria um pandemônio sem fim! Bom senso rules, always.
    ninguém sabe ninguém viu, sempre!
    haha
    beijos

  5. Um círculo vicioso. Má educação nos colégios, professores revoltados que ensinam mal para crianças que serão futuros educadores. E assim vamos levando… Creio que isso só acabe depois de um choque de consciência das três partes envolvidas [pais, filhos, alunos] e todo um processo de convivência.

  6. Ówn, selinho pra mim, obrigada! 😛
    Eu acho que é preciso mais respeito aos professores hoje em dia sim… E isso devia começar dentro de casa, com os pais educando seus filhos para que eles respeitem os professores que são educadores, estão dispostos a compartilhar seu conhecimento e não estão lá pra ensinar coisa que deveria ser aprendida dentro de casa…
    Bjitos Mandy!

  7. Oooiii amigue (:
    A Luh também escreveu sobre essa pauta… rende pano pra manga. Como eu comentei no post dela, a culpa é tanto do aluno quanto do professor, mas a deste é maior. Porém, existe a questão da remuneração, ser professor hoje em dia é um verdadeiro exercício de entrega.
    Oh, tô com esse brogue novo por tempo indeterminado… o beyond-obvious saiu do ar temporariamente por problemas técnicos e tô ansiosa demais pra esperar tudo voltar ao normal :mrgreen:
    Beijo

  8. Oi Amanda :mrgreen:
    Qto tempo que não venho aki
    Nem sei se ainda lembra de mim 🙂

    Mas enfim, ainda nao tinha visto esse lay
    Tah ótimo 😀 Gosto da simplicidade (Embora poucas vezes consiga fazer um simples… sempre acabo enxendo de coisas) rs

    Essa relação professor-aluno às vezes eh muito dificil mesmo
    Na maioria das vezes, não tive uma má relação com meus profs
    Mas tbm jah tive casos
    de eu o detestar e ele tbm nao ir com minha cara

    Mas a questao do respeito é realmente fundamental
    e tem que partir de ambos os lados 😕

    Abraço ^^ \|Ate++

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s