OA – Organizadores Anônimos

Olá. Meu nome é Amanda e eu sou uma recente VICIADA EM ORGANIZAÇÃO. Sim, gente. Não sei como adquiri essa psicose – que só perde, algumas vezes, para a minha preguiça crônica -, mas devo dizer que ela está tomando conta de mim DE UMA FORMA que em breve deixarei o jornalismo para ser Personal Organizer. A você que fez essa careta de incredulidade: sim, isso existe e, MUITO PROVAVELMENTE, dá muito mais dinheiro do que viver essa vida ingrata e masoquista de jornalista, he.

Ok. Não vou trocar de carreira, claro. Acho. Mas enfim, o fato d’eu não me tor nar uma organizadora profissional NÃO significa que eu não vá sair fazendo meu trabalho amador por aí, né? CLARO QUE NÃO! Tanto é que já prestei meus serviços a minha sala de trabalho – minha chefinha não é pshyco por organização como eu e deu graças a Deus que eu cheguei lá pra organizar tudo, rs – e ao meu pai, uma das pessoas mais desorganizadas que conheço. Peguei a gaveta de papéis dele para arrumar e quase me arrependi amargamente. ERA MUITO PAPEL pra pouca gaveta, gente! E ele é a pessoa mais dispersa, que fica se envolvendo com os papéis durante o curso da arrumação. De forma que ele achou alguma carta aleatória referente ao PIS dele e, OBVIAMENTE, ficou entretido com a bendita, deixando a missão impossível para ser executada pela versão feminina do Tom Cruise.

(eu, para que não entendeu)

A verdade é que eu vim aqui dividir, por enquanto, algumas dicas aleatórias de organização que aprendi no meu recente surto. Trabalhar, estudar e ter uma vida faz isso com a gente e OLHA, a não ser que você seja organizado VOCÊ NÃO TERÁ TEMPO HÁBIL para todas as atividades. Por isso mesmo vou dividir com meus coleguinhas de estresse e cabelos brancos precoces essas estratégias LINDAS que vão ajudar vocês a virem para o lado organizado da força.

  • Você precisa de uma agenda. Sim, uma agenda com dias da semana e tudo o mais. Não adianta dizer que vai usar o calendário do celular or whatever, nada é mais eficiente do que uma agenda – pelo menos na minha opinião. Numa agenda de papel dá pra visualizar melhor como está o seu dia e adicionar notas e lembretes de que você precisa. Claro que, para funcionar, VOCÊ PRECISA USAR A AGENDA. O que significa: anotar compromissos/entregas/trabalhos e consultá-la TODOS OS DIAS, atualizando sempre que necessário/algum imprevisto surgir. A agenda é uma INCRÍVEL arma contra esquecimentos dos quais sempre somos vítimas. Como diria Garcia Marquéz, em O amor nos tempos do cólera, “quem não tem memória, faz uma de papel”. Assim que li essa frase, me identifiquei plenamente. Mas, para que suas notas não enlouqueça você, é bom concentrá-las. E aí que a agenda entra de novo.
  • Você precisa de uma metodologia. Cada um tem uma forma de organizar as coisas. Ou pelo menos precisa ter. Essa é a principal causa pela qual ninguém ARRUMA MELHOR as suas coisas do que você e pela qual quando, sei lá, sua mãe arruma seu quarto você fica ser saber onde patavinas está seu caderno. Por que você tem um método – ou pelo menos deveria ter – e sua mãe tem outro. E aí ela acha que o lugar do seu caderno é no armário, debaixo daqueles livros super pesados e você acha que ele deve ficar na gaveta. E nada fica certo. A  mesma coisa se você guardar as coisas em qualquer lugar aleatório. Você não vai lembrar onde colocou e vai perder um tempo enorme procurando uma coisa que poderia estar à mão se você tivesse MÉTODO. Então, é importante que você direcione, sempre, determinadas coisas para determinados lugares. Por que, assim, sempre que você precisar, mesmo que você não lembre onde está o seu caderno, você vai SUPOR que ele está na gaveta, já que você usualmente o guarda lá.
  • Você precisa de pastas/clips/post-its/etc. É praticamente impossível se manter organizado se você não tem material para se organizar, né?
  • Você precisa de vontade/coragem. As pessoas reclamam se somos desosrganizados e tiram sarro se somos organizados. MAS, pode ter certeza, pertencer ao primeiro grupo GERALMENTE cria bem mais problemas do que pertencer ao segundo. Então não ligue para o que a galera falar, por que organização, hoje em dia, é uma ferramente ESSENCIAL para que se consiga fazer as obrigações de forma a sobrar tempo para curtir. Então, esse ser que tira sarro de você hoje, estará trabalhando mais tempo do que você amanhã. Por que não sabe RACIONALIZAR.

———-

Esperem mais posts desse gênero aqui no blog. Por enquanto, vou indicando o blog Vida Organizada, da Thaís Godinho, que é uma MÃO NA RODA (OEOEOE!) de quem quer começar a se organizar, mas nem sabe por onde.

10 thoughts on “OA – Organizadores Anônimos

  1. Ah, Amandoca! Esse teu post vai me ajudar muito daqui pra frente porque decidi ORGANIZAR A MINHA VIDA de uma vez por todas. Acho que eu vivo não tendo tempo porque não me organizo direito, não aproveito o meu tempo do melhor jeito possível, mas vou conseguir o/ Já comecei fazendo uma arrumação no meu guarda-roupa ontem que lotou metade de um saco de lixo preto de tanto que eu acumulo papel O.O
    Adorei as dicas! E a última, com certeza, é a mais importante :*

  2. Adorei as dicas, e vou passar para o lado organizado da força em breve. No momento ainda estou naquela de sentir agonia e enjôou em ver bagunça, sujeira e afins, mas como estou na casa da sogra e eu vejo coisas em que bate o desânimo e eu penso – ” que se dane, fique do jeito que está então “- e acabo deixando de lado e consequentemente essa bagunça acumulada acaba atacando a minha vida particular. De agora em diante irei organizar melhor a minha agenda, e darei um jeito pelo menos na minha bagunça que teima em tomar meu tempo de vida

    Essa indicação de blog com certeza ficará gravada por muito tempo nos meus favoritos, para que me ajude na organização do meu futuro lar 🙂

  3. Ai guria! Como eu queria virar uma pessoa organizada, hahaha. Eu até tenho uma metodologia, que minha mãe e minha faxineira cismam em ignorar solenemente, mas enfim. Minha sapateira é uma zona. Minhas gavetas então, só Deus!
    Mas eu costumo saber onde as coisas estão, hahaha.
    Beijos!

  4. Muuuito bem vinda ao meu mundo! hahaha
    Sou assim desde sempre, não sei te explicar da onde vem e o motivo, só sei que quando morde-se a fruta, come-se toda ela. Acho que é um caminho sem volta. Não que seja ruim, eu amo esse meu lado sadomasoquista (?) *-*

  5. Olha Mandy xD Queria pegar essa sua mania, viu? Pq sou meio desorganizada com as minhas coisas, apesar de AMAR arrumar objetos, classificar, deixar tudo retinho e tal, mas quando trata-se do meu quarto…

    Uma coisa que eu acho um charme são aquelas caixinhas organizadoras *_*

    Vou me inspirar em vc e nessa sua mania xD realmente, ser mais organizado traz menos problemas.

    ps: sou incapaz de usar agenda huahhahauha

  6. Nossa Amanda, eu te admiro! Eu sou organizada, mas me organizo perfeitamente na minha bagunça. Se alguém dá uma mexidinha sequer, eu já me perco inteira e perco tufos de cabelo de tanto procurar a tal coisa. Só para ver que ela estava na minha cara. Eu não funciono com agendas ): Eu esqueço de verificar, aí já viu, né? Funciono mais com alarmes de celular. Aí não tem como eu não ver, haha. Mas admiro muito a sua “psicose” e, por mais que reclame da minha mãe por ela ser assim também, acho que acabei pegando esse hábito.

    Super acho que você deveria virar Personal Organizer, haha ;D
    Beijos.

  7. Duas palavras pra você, Amanda: te invejo. Não uso minhas 3 (TRÊS) agendas, não tenho metodologia, meus post-its eu uso pra desenhar e mandar bilhetes e, enfim… sou um desastre 🙂 E, como eu disse, te invejo, até porque eu vejo sua correria da vida pelo twitter. Mas eu ainda acredito: força de vontade pra nós!

    beijos, querida.

Deixe uma Resposta

