Agenda – modo de usar

 

Quantas pessoas vocês conhecem que compram agenda todo ano e vivem loucas, esquecendo tudo quanto é coisa? Pois é gente, acho que a galera acha que agenda é uma coisa mágica do gênero COMPROU-ORGANIZOU A VIDA. Só para deixar claro: NÃO É ASSIM. Não é mágica. A agenda é um instrumento e, mal utilizada, não vai servir para nada. Mas, NÃO TEMAM. Estou aqui para ajudar vocês a aprenderem a usar suas agendas e serem FELIZES.  Ou pelo menos organizados. YAY!

  • Escolha a agenda que atende às suas necessidades. De primeira, eu aconselharia uma normal, com dias do mês e tudo o mais, um dia por folha e tal. As permanentes são mais difíceis de manter organizada e as de visão semanal são meio pequenininhas demais, mal tem espaço pra escrever (é, sou espaçosa). Eu também prefiro as que têm meio que um mini-plajamento mensal antes de cada mês. Acho válido para tem um overview de como será aquele mês e o quão fudjida você está – meu caso, rs. Mas né, cada um é cada um. O importante mesmo é que a agenda atenda ao que você precisa.
  • Anote TUDO. Tem gente que acha que só deve anotar compromissos do trabalho ou da faculdade. Eu digo:  TUDO DEVE SER ANOTADO. Minha gente, esse hdzim que a gente chama de cérebro SÓ VIVE LOTADO e não é tudo que consegue ficar na nossa memória acessível. Então, se você quer que aquela amigona do primário sua continue olhando na sua cara, anote o bendito aniversário dela. De preferência, no semana/dia anterior (depende do seu medo de esquecer) e no dia do aniversário, para você já estar sabendo bem antes e não correr risco de pagar mico e perder a amiga. Claro que o exemplo do aniversário é hipotético – por que quase todo mundo tem facebook e ele lembra os aniversários né. Mas bem aplicável aos outros compromissos da nossa vida né? Então, não importa se é de ordem pessoal, profissional ou acadêmica –  se for importante, ANOTE.
  • Consulte todos os dias. Não é só pra se sentir A EXECUTIVA falando ‘vou consultar a minha agenda’. É que, se você não consulta a bendita agenda, corre o risco de fazer com que ela não sirva ao seu propósito, que é ajudar a gerenciar suas tarefas. Ou de colocar mais tarefas do que pode lidar para um dia só. Então, sério, olhe sua agenda todos os dias.
  • Atualize-a. Você deve atualizá-la todos os dias. De preferência, agende o dia vindouro no dia anterior ou de manhãzinha, assim você sabe o que tem que fazer durante o dia e pode handle on it com o tempo que você tem disponível – que será bem maior do que se você decidir se agendar aos 45 do segundo tempo. Também é importante, sempre que algum compromisso mudar de data, você MUDAR A DATA NA AGENDA. Parece óbvio, mas muitas vezes o esquecimento disso causa alguns transtornos – por que, como eu já disse, o seu hdzim é cheio and it’s like ” Pô! Já tenho que lembrar da data original. Agora também tenho que lembrar da certa?”.
  • Para evitar stress, coloque todas as informações necessárias na agenda – de forma direta e prática e com indicações que você entenda depois – quando for a algum compromisso. Nesse caso, a agenda vira um salva-vidas num encontro no qual você não conhece o lugar/a pessoa/a situação. Eu, particularmente, quando tenho que entrevistar alguém, por exemplo, sempre tenho na minha agenda nome e sobrenome, telefones de contato, endereço com referência e um mapinha do google maps mostrando a rota a ser feita – ajuda, se vocês são perdidas que nem eu. Assim, eu concentro informações importantes em uma única ferramenta e não preciso ficar procurando por informações aleatórias em lugares diversos. Poupa tempo e evita cabelos brancos.
  • Risque itens já feitos. É importante, ajuda a visualizar a quantas anda seu dia e DÁ AQUELA FELICIDADE. Por que, COM CERTEZA, você já fez uma to-do list e sabe a satisfação que dá riscar cada itenzinho cumprido, né? Pois é, é bem isso.
  • Destaque itens importantes. Escreva com caneta colorida, marque com marca-texto, coloque setinhas com leds brilhantes. Don’t matter, apenas chame atenção, na agenda, para o que tem prioridade. Você também pode organizar os itens por prioridade, mas acho isso complicado, por que meio que desorganiza aquelas agendas que tem as linhas divididas por horário, sabe?  Além do quê, podem surgir coisas no meio do dia bastante urgentes e você não poderá colocá-las lá no topo, não é? Então continuo achando a técnica do destaque à marca-texto/caneta colorida/whatever mais indicada. Mais dicas sobre destaque e formas de instrumentalizar sua agendinha linda nesse texto aqui (Thaís, você ahaza!).

 

 

10 thoughts on “Agenda – modo de usar

  1. Ai, Amanda, que saudade de te visitar 🙂
    Foi ótimo esse texto da agenda, eu tenho uma mas fico usando um caderninho babaca porque acho pesado levar a agenda toda pro cursinho na mochila daí a informação fica descentralizada 😦 enfim, tenho que me organizar melhor!

    beijos

  2. Ah, eu nunca consegui manter uma agenda organizada, até pq eu as compro e não as utilizo =/ tipo, acho a agenda bonita, prometo a mim mesma que “dessa vez” vou anotar tudinho.. mas só nos primeiros dias, depois acabo me esquecendo dela..

    Só que já estou olhando p/ minha agenda atual há alguns dias.. vamos ver se, inspirada pelo seu post, acabo me animando a usá-la?

  3. hahaha, eu bem fazia isso tuudo o que vc disse no ano passado qdo tava usando melhor a agenda. Esse ano nem comprei ainda, tô na vagabundagem aqui enquanto a facul não começa, TENSO. Uma coisa que acho legal e tenho, é um calendariozinho no desktop do pc, daí vou agendando tudo nele. Também é util pra quem usa agenda pq lembra duas vzs xD

    bjs

  4. Eu sou uma das que abandonam a agenda na segunda semana de janeiro. Acho que ainda não encontrei uma ideal para mim. O pior é que eu vou anotando as coisas em bloquinhos e papéis que encontro pela frente e sempre esqueço da pobre agenda. Ano que vem vou mudar de estratégia e comprar uma menor. Talvez assim eu lembre de carregá-la.

    Estou numa fase de organização também. Por enquanto estou utilizando uma planilha semanal no meu mural e uma planilha mensal de gastos. Ainda não criei coragem de arrumar minhas gavetas de papéis e documentos da época da faculdade (me formei há 6 meses), mas aos poucos eu chego lá! hehehe 😉

Deixe uma Resposta

