Organizando os dinheirinhos

Toda vez é a mesma coisa, né? Chegam as contas e você se ver perdida no meio de tanto papel gritando “ME PAGUE”. A trilha sonora da sua conta no banco é “VERMELHO, VERMELHAÇO, VERMELHUSCO, VERMELHANTE, VERMELHÃO”. Você se acha a pessoa mais incapaz de ter duas moedas no bolso para bater uma na outra e você já virou melhor amigo do Mussum, né (aquele peixe liso)? Que coisa, amigos. Mas olha, EU, que já estive no fundo do poço e que, esse mês, quitarei todos os cartões de créditos e tesourarei-os, POSSO AJUDÁ-LOS.

Bem, na verdade, nem tanto. Mas posso dizer o que eu fiz para sair dessa pindaíba que funciona mais ou menos como um ciclo vicioso.

  • Pare de gastar no cartão. É, eu sei que parece impossível e, às vezes, é mesmo. Para mim, a única saída foi tesourar o maldito, por que olha gente, NÃO TINHA OUTRO JEITO. O fato é que enquanto você não parar de gastar, toda a sua receita vai ser direcionada para pagar despesas de cartão e você vai ficar sem um tostão furado e vai ser obrigada a gastar no cartão de novo – o que nos leva ao nosso bendito ciclo vicioso.
  • Vá às compras já sabendo o que quer. É importante listar os itens que você precisa ANTES mesmo de sair as compras, para evitar perder o foco. Perdi as contas do número de vezes que saí pra comprar um esmalte e voltei atolada de coisas que nem eram TÃO urgentes e necessárias assim. Se você está com o orçamento apertado e precisa reduzir gastos, é primordial focar no que é REALMENTE NECESSÁRIO. Então, antes de gastar o rico dinheirinho que você tanto quer bem, pense com o quê está gastando.
  • Compre com dinheiro. TODO MUNDO SABE que a melhor saída é comprar à vista. É mais fácil de conseguir descontos e essas coisas. Mas o que eu quero focar aqui é na sensação de DAR O SEU DINHEIRO MUITO SUADINHO em uma determinada coisa. Acreditem, você vai pensar muito melhor quando der o seu dinheiro vivim pra alguém.  Comprando no cartão e dividindo em 1 milhão de vezes fica difícil visualizar o seu dinheirinho indo pro ralo.
  • Organize seus gastos. Ok, você acha que fazer um orçamento é um saco né? Acontece que ajuda, e muito, a fazer você se controlar financeiramente. Se você é que nem eu e tem preguiça de planilhas do excel, pode tentar o Organizze. É um software online que nos ajuda a ter uma visão geral de nossas contas. Dá pra organizar gastos em categorias, agendar pagamentos parcelados e vê o quanto você está gastando por mês e em quê percentualmente. Aconselho MUIITO o uso desse site mas, claro, você tem que atualizar SEMPRE os seus gastos, senão fica difícil ter uma visão verdadeira do que ocorre com seus dinheirinhos. Então, sempre que gastar, guarde as notinhas e dê uma passadinha no Organizze para atualizar sua planilha virtual. 😉
  • Abra uma poupança e POUPE! Não basta abrir a poupança. Você tem que se propor a poupar algo. Mas esse é um passo a ser dado para DEPOIS que você sair do vermelho. Recomenda-se poupar de 5 a 10% do que se recebe no mês. Eu ainda estou nos 5%, mas pretendo aumentar progressivamente esse percentual. Fica mais fácil poupar se você tiver alguma finalidade para esse dinheiro poupado. Comprar um Macbook? Fazer um inglês? Viajar? Vamos guardar dilmas, entonces!
5 thoughts on “Organizando os dinheirinhos

  1. Ótimas dicas, mas poupar dinheiro não é comigo e olha que eu tento heim =x Sabe o que é mais bizarro? Tava quase agora pouco – antes de ler seu post – fazendo umas tabelas no Exel com os gastos domésticos para a minha mãe. Destino isso, heim? Pq olha…

  2. Ei Amanda! Eu estou terminando de “abrir” a minha conta, ou seja, logo chegará meu primeiro cartão de crédito, hahaha. Portanto, seus posts vieram em boa hora, vou tentar seguir as dicas. Não sou muito de gastar demais, nunca fiz o tipo consumista, mas com seu próprio cartão na mão né, melhor tomar cuidado!
    Beijos!

  3. Boas dicas! Eu nem tenho cartão de crédito justamente pra fugir de dívida. Pensei em fazer um só pra usar em comprinhas pela Internet, mas já desisti da ideia. Melhor continuar imprimindo boleto e pagando no banco mesmo…

  4. Hehehe dei umas risadinhas gostosas com seu post, e como administradora que o que mais vi foi finanças e métodos relacionados a maior dica que posso ajudar contribuir é NÃO SAIA na rua. Ver vitrines é o maior pecado ahauhauhauhauhaa nao adianta!
    bjins queridona

Deixe uma Resposta

