Retrospectiva literária 2011

Então, né. Já que todo mundo me passou tanto na cara esse meme, eu vou fazê-lo, mesmo sendo vergonhoso para mim, pois eu não li quase nada nesse ano que se passou.  Espero que em 2012 eu seja mais decente e termine de ler os livros que estão na minha prateleira!

Livros lidos em 2011

O guia do mochileiro das Galáxias [Douglas Adams],  Sussurro [Becca Fitzpatrick], O restaurante no fim do universo [Douglas Adams], A vida, o universo e tudo mais [Douglas Adams], Lolita [Vladimir Nabokov], Até mais, e obrigada pelos peixes [Douglas Adams], Eu Sou Alice [Melanie Benjamin], Organize-se [Donna Smallin], A Menina Que Roubava Livros [Markus Zusak], Memórias de Minhas Putas Tristes [Gabriel Garcia Márquez], O Diabo Veste Prada [Lauren Weisberger], O Ladrão de Raios [Rick Riordan], It Girl – Garota em Tentação [Cecily Von Ziegesar], The Undommestic Goddess [Sophie Kinsella], Emma [Jane Austen].

Legenda: Preferidos; Relidos; Abandonados

  •  Casal mais apaixonante

Nora Grey e Patch, de Sussurro. O livro lindo que eu ganhei da minha amorinha fofa no amigo secreto blogueiro do ano passado. Não tem pra ninguém nesse quesito. É um livro muito bem escrito e pelo menos se jogou numa proposta diferente da que todo mundo tava investindo: anjos.  A história, dessa vez, aborda um anjo CAÍDO. Um anjo bad-boy.  Gente, um anjo BAD-BOY! UM ANJO BAD BOY! Tem coisa mais possivelmente sexy do que isso? Claro que não e é por isso que Nora Grey, a personagem principal, não consegue resistir aos encantos de Patch, o anjo danadjenho que me fez suspirar o livro inteiro. Longe de ser um romance totalmente água com açúcar, Sussurro tem aventura e suspense suficiente para nos deixar ligados all the time, torcendo por esse casal fofinho!
PS: Alguém quer me dar Crescendo de presente? 😉

  • Virei a noite lendo
It Girl – Garota em Tentação. Joguem pedras o quanto quiserem em mim, mas eu esperei MAIS DE UM ANO para ler esse livro, FOR GOD’S SAKE! E devorei-o em 4 dias – o que para alguém que passou um ano lendo um número diminuto de livros é MUITA COISA.
Esse exemplar é o sexto da série It Girl, na qual quem estrela é Jenny Humpfrey – sim, a de Gossip Girl! Essa série mostra a vida dela no internato para o qual ela é enviada depois de aprontar umas poucas e boas em NY e ser expulsa da Constance. Na verdade, não tinha a MENOR chance d’eu não gostar desse livro, uma vez que ele se passa em um colégio interno. Eu tenho essa queda por colégios internos. E tenho uma queda enorme pela Jenny DO LIVRO – a da série acho uma palhaça -, que é peituda e sofre por isso. E além disso ela é uma ~~artista~~! Nem preciso explicar o porquê da minha simpatia, né?
O livro mostra altas armações, desencontros e momentos fofos que os livros de Cecily geralmente têm – quem leu Gossip Girl, sabe. E, claro, tem aquela AVALANCHE de brands que só gzuis, né? Mas, enfim, valeu super à pena esperar todo esse tempo pra ler e, olha, para quem não conhece a série eu ~~indico~~. MUITO.
  • Chorei de soluçar

Meu nome é Alice. Presente de aniversário da amora mais linda de todas as amoras, esse livro foi um dos melhores livros que eu já li na vida. Ele é baseado na história da verdadeira Alice, a que deu inspiração para que Alice no País das Maravilhas fosse escrito. Na verdade, é uma história meio triste, se você for observar tudo. Eu não quero dar spoiler para quem já leu, mas Alice é tão apaixonante que a gente fica torcendo para que ela termine com o ~~professor de matemática~~  e depois com o príncipe. Enfim, com qualquer um que ela ame. Não vou mais falar, por que tô com medo de spoilear vocês.  Anyway, esse livro tirou muitas lágrimas de mim, tanto de emoção quanto de tristeza.

  • Decepção do ano

Me dói no fundo do coração dizer isso, mas definitivamente foi a série de Douglas Adams. Não consigo sequer escolher um para ser o pior. Eu até estava gostando no começo, mas olha, NÃO DEU MESMO. Até tinha comentado com Luisa – que detesta a série – que estava curtindo e tal. E realmente estava, na época. Mas depois a série começa a ficar muito confusa e eis que eu tô empacada no último livro, a 20% de terminar a bendita da “Guia do Mochileiro das Galáxias”.  Para eu ficar empacada por tanto tempo quanto eu estou – creio que uns seis meses – a série tem que ser muito chata, então definitivamente ela vai ficar como decepção do ano.

  • Livro irrelevante do ano

Todos os de Douglas Adams. Sorry, gente.

  • Grifei

Memórias de Minhas Putas Tristes. Li para o Clube do Livro e olha, MUITO BOM. Ele é curtinho, a leitura é envolvente, a história é bonita da forma mais rica possível. Basta vocês saberem que me apaixonei AINDA MAIS pelo Garcia Marquéz e que quero terminar loucamente Amor nos Tempos do Cólera, que não pude finalizar por causa das loucuras desse ano.

  • O pior livro de 2011

Como eu já disse, sequer consigo escolher um. Então a série de Douglas Adams vai ficar aqui mesmo. Não é que o livro seja mal escrito ou coisa assim. MAAAAAS – e esse é um grande mas – a história não consegue apaixonar. Envolver sabe? E você termina lendo por obrigação, o que é UÓ.

  • Soco no estômago

O Diabo Veste Prada. Talvez eu ganhe umas pedradas por inserir um livro de Chick-Lit nessa seção, mas olha, gente, ele tem todo o merecimento. Eu já havia lido esse livro há algum tempo atrás e me apaixonei completamente. É um dos meus livros/filmes favoritos EVER.  Daí, no Clube do Livro, a galera votou nele e terminei relendo. Foi ótimo, por que refresquei a memória de vários pontos dos quais não em lembrava mais. O título de soco no estômago  se deve à demonstração do que uma pessoa pode fazer pela carreira – perder amigos, família, namorado, amor-próprio, saúde – sem nem perceber que está perdendo o resto de sua vida. Confesso que ficava com muita raiva de Andy por não dar um basta e ir embora, por que NUNCA NA VIDA – e quando eu digo nunca é nunca – eu me sujeitaria aquele tipo de situação só para crescer na carreira.  E esse livro em fez revisar algumas das minhas prioridades na vida.

  • O mais chato

Os de Douglas Adams, ponto.

  • Abandonei

Lolita. Nem foi por que eu quis, foi mais por que eu tinha que entregar na biblioteca mesmo. Anyway, não tive coragem de pegar de novo ainda. O livro é um pouco difícil de ler, com a enorme quantidade de palavras em francês as quais eu não conheço, e a história é meio tensa, com o babado da pedofilia e tudo mais. Esse livro tomaria o lugar do Diabo Veste Prada na categoria ‘soco no estômago’ se eu, ao menos, tivesse terminado de lê-lo. Quem sabe ano que vem?

  • Morri de rir

The Undommestic Goddess. Esse é o segundo livro em inglês que eu leio e claro que Sophie Kinsella me fez rir litros com Samantha, uma advogada workaholic que ~~comete um erro~~, é demitida e termina, NA MAIS LOUCA DAS POSSIBILIDADES, como uma secretária do lar. SÉRIO. O mais hilário é que Samantha não sabe sequer fritar um ovo e se vende como uma cozinheira Cordon Blèu da vida. Sério, não tem como não rir.

  • Aventura/fantasia/infanto-juvenil
Acho que O Ladrão de Raios se encaixa bem aqui. Comprei o livro na Avon por que fazia um século que uma amiga minha enchia meu saco falando dessa série. Daí resolvi testar. E não me arrependi. O livro é bem escrito e, gente, É TODO TRABALHADO NA MITOLOGIA GREGA! Mitologia grega, apenas um dos grandes amores da minha vidinha. Apenas a aula da escola pela qual eu ficava esperando o ano inteiro – quando tinha esse assunto no cronograma, né? Então já me ganhou daí. Agora, assim, jamais que pode ser comparado à Harry Potter. Nem de longe os personagens de Rick Riordan têm a profundidade psicológica dos de J.K. Rowling.
Anyway, tem MUITA AVENTURA, é bastante divertido e faz você ficar agoniado muitas e muitas vezes com a tensão das cenas. Já comprei O Mar de Monstros, tá na fila esperando pra ser lido. (:

 

  • Bate bola de personagens
Personagem masculino mais apaixonante: Patch. Ele é um anjo bad boy, gente, não preciso explicar mais nada.
Personagem feminina que eu queria ser: Acho que nenhuma das que eu li, fazer o quê? Talvez Samantha Sweet, por que no fim de tudo, ela descobre o que é importante para ela – e vai atrás disso.
Personagem mais chato: O robô depressivo de O Guia do Mochileiro das Galáxias, Marvin.
Personagem mais perturbador: Humbert Humbert, de Lolita.
Personagem que mais me identifiquei: Samantha, de The Undommestic Goddess –  por que ela é um desastre como housekepper, of course.
  • O melhor livro de 2011
Meu nome é Alice. Pode ficar orgulhosa agora, Analu! (:
Anúncios

22 thoughts on “Retrospectiva literária 2011

  1. Mas vc não gostou MESMO do Guia dos Mochileiros da Galaxia! Eu não li esse livro ainda, mas meu namorado comprou tem um tempo. Não gosto muito de livros que se esforçam pra ser engraçados, embora o titulo “Até mais e obrigada pelos peixes” me faça rir, haiuheaie.

    Ai, to criando coragem pra fazer este meme!
    Beeijos!

  2. Que legal isso!
    Vc tem que ler Crescendo!!! Ainda não tive coragem de comprar Silence porque tá muito caro mas quero muito! Li vários livros que casais lindos mas a Nora e o Patch são os melhores!

    Já me indicaram ‘Eu Sou Alice’ várias vezes e eu não sei porque ainda não li!

    Tô empacada no segundo livro da série Guia do Mochileiro das Galáxias. Tô achando uó! E vc não sabe o pior! Comprei todos numa promoção do Submarino. Estão embalados até hj!

  3. Eu achei que você e Luísa amavam o guia do mochileiro! Eu só li o primeiro, e detestei. Tô receosa pela Tary, que comprou os 6 de uma vez, tomara que pelo menos ela goste!
    Agora, Eu sou Alice é completamente mágico né?
    Eu comecei a ler e sabia: Tem que ser da Amandinha!!!
    Posso me achar então? Adoro acertar no presente! ❤

  4. Hum, gostei do seu meme. Para o meu eu vou precisar da ajuda do skoob, pq nuuuunca que eu iria lembrar de todos que li (e nem foram muitos).
    Sim, aquele conto que eu estava escrevendo no blog em agosto, parece, tem mais um capítulo lá. Demorei, mas tô continuando. Como vc comentou que tinha gostado, tô avisando. 🙂

  5. Olha, eu simplesmente não te perdoo por não gostar de Douglas Adams. E como você pode odiar o pobre robô Marvin? Eu adorava ele! hahahaha
    Ok, ok, somos diferentes. Mas também li Memória de minhas putas tristes esse ano e me apaixonei. Como lidar com a maestria do Gabo, né?
    beijo!

  6. eu larguei o guia do mochileiro das galáxias no segundo livro; não estava mais aguentando e comecei a ler memórias de uma gueixa – por sinal, um dos melhores livros que já li; agora estou lendo guerra dos tronos; bem, acho que a série de douglas adams servirá apenas para enfeitar a minha estante 😛

  7. Amandoca amada, morro de vontade de ler O Guia do Mochileiro das Galáxias e sempre quase compro, mas o que me impede são todas essas opiniões contrárias que me colocam mil pulgas atrás da orelha. Um dia eu lerei, porque não vou aguentar de curiosidade, e confesso que tenho muita vontade de dizer que discordo de vocês que não gostam, porque sempre vi a série com muito bons olhos.
    Memórias de Minhas Putas Tristes é um dos livros que está na minha lista de ler com URGÊNCIA. Sou completamente apaixonada pelo Gabo, pela sua escrita e suas histórias! Você PRECISA PRECISA PRECISA terminar de ler O Amor Nos Tempos do Cólera. Todo mundo acha Cem Anos de Solidão melhor, mas eu simplesmente não consigo esquecer de tudo que o outro livro me causou. O final é o melhor de todos ❤

    Beijos, querida!

  8. Sempre venho por aqui, mas nunca comento. hauahuhahuaa Acho que nunca vou pensar que a pessoa que escreve o blog vá mesmo responder, mas também nem ligo tanto pra isso. Só, venho, leio, visito, e fico feliz.=p
    Sobre o post, eu já li alguns dessa listinha, mas sou bem suspeita pra falar sobre Sophie Kinsella pois ela é uma das minhas autoras favoritas(Dan Brown ganha xD). Quer ver um livro dela que eu adorei? O nome é ‘Rememer me?’. Esse fica na minha parte do “virei a noite lendo”, ou mais pra um “devorei o livro porque ele é muito bom”. A história é fantástica, e o inglês nem é tão difícil.
    Tô acumulada de livros pra ler aqui nas férias, e espero que consiga ler a todos. Alguns em inglês, e um deles é o The undomestic goddess que ganhei de um amigo no meu aniversário, e espero gostar dele. =)
    Feliz Natal, e boas festas.

  9. Boa tarde.
    Desculpa o incomodo, mas venho hoje pedir que olhe com carinho meu blog de resenhas literárias, o O Leitor.
    Se puder fazer parte, agradecemos.

    Obrigada e uma ótima segunda-feira. Beijos,

    Pamela.

  10. Também não estou muito contente e orgulhosa com a lista de livros que li este ano, queria ter lido muito mais. Vergonha.
    Estou com “Memórias de Minhas Putas Tristes” do Márquez na estante pra ser lido, com a sua indicação fiquei ainda mais ansiosa.
    E “Sussurros”, aahh, quero um livro desse caia na minha mão, porque eu estou louca pra ler, mas não pretendo comprá-lo por agora. :/

  11. Olha, devo confessar que minha lista de leituras nesse ano foi bem murcha. Triste. Me dedicarei mais no ano que vem. E um dos que estão na minha MUST READ list é o Memória de Minhas Putas Tristes, livro que quero ler há nem sei quanto tempo.

    Beijo, amigue.

  12. Sorry não ter aparecido mais pra comentar .< Tenho que concordar com vc que o Guia do Mochileiro é punk. Mesmo sendo a típica nerd e ADORAR o assunto, tenho que dizer que sofri muito pra terminar o terceiro livro. Adoro, adoro o primeiro e o segundo, mas a cada livro a coisa vai ficando mais complicada e difícil de fluir a leitura.

    Minha lista de leitura não foi grande coisa, mas acho que vou me inspirar mais uma vez em vc pra fazer a minha e finalmente atualizar o meu blog hahahahha

    bjooooos
    e desejo uma lista xigante de livros deliciosos para 2012!!!

  13. Sério mesmo que só a Mari Bocorny ama a série do Mochileiro das Galáxias? haha. Amanda, o que você achou de A menina que roubava livros? Porque particularmente, é meu livro favorito! Amei ler aquele livro. Beijos :*

  14. Ah, tô quase me rendendo a essa retrospectiva também.. mesmo tendo lido poucos livros e olha.. acho que foi menos que você xD
    Por uma parte é bom pq dá pra abranger todos né?! Mas por outra é ruim porque a gente fica sem opção pra colocar nos tópicos..

    Desses livros, os que eu já li foram Sussuro, A menina que roubava livros e O Ladrão de Raios, aliás esse de Percy Jackson foi o último que li e tô viciada ainda, muito bom!! Fiquei com vontade de ler O Diabo Veste Prada e Eu sou Alice

    Beijo :*

  15. Haaaa.. quero tanto tanto ler “Eu sou Alice”! E agora que você escolheu como preferido e foi um livro que te emocionou, quero mais ainda! 🙂

    Também li poucos livros esse ano.. mas mesmo assim acho legal fazer essa retrospectiva! Acho que vou deixar a minha para o ano que vem.. não com todas as questões desse meme, mas com outras mais pessoais que quiser ressaltar nas minhas leituras! ^^

    Adorei o blog! Já tinha visitado antes, mas só hoje fui olhar com mais calma! 🙂

    Beijinhos!

  16. Já li Lolita, e gostei muito! É aquele livro que você começa com medo, bem no estilo ” o que será que vou encontrar nas próximas páginas?” o fato é que tem muita baixaria. Mas se você conseguir chegar até o final e conter a ”repulsa” pelo o Humbert, você acaba ficando com peninha dele, de verdade. É uma história legal que tem muitas controvérsias, além de ser extremamente polêmica, mas cara, vale a pena! haha

  17. heheh Oi, li alguns destes aí e vou te falar…

    1 – Comprei o box do Douglas Adams e só o primeiro volume, GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALAXIAS já me fez amaldiçoar os 40 reais que dei nos 5 livros. Principalmente depois do box ter baixado para 20 reais no submarino… Aff… Ódio mesmo.

    2 – Você amou Sussurro? eu também. Mas for God sake, não leia SILENCIO e os demais livros da serie. Todo mundo fala que é altamente broxante, se comparando com o primeiro. Li SUSSURO e vou ficar só por aqui pelo bem da memória de Patch.

    3 – Depois do seu comentário fiquei muito afim de ler ALICE!

    4 – E EMMA da Jane Austen? Gostou? Sou louca pela Jane, tenho até o box dos 6 livros, mas até então só li 3 dela – Persuasão, Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, nesta ordem. Amei todos os 3!!! Dizem que Emma é uma personagem diferente de todos os outros 5 livros. Lerei em 2012 se Deus quiser!

    =D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s